Neste Dia de Finados, os dez cemitérios municipais de Salvador estarão abertos das 8h às 17h para atender às visitações, que se intensificam no período. Muitas pessoas aproveitam a data para depositar flores, acender uma vela, prestar homenagens ou, simplesmente, fazer uma oração ao ente querido. Para acolher os visitantes com uma mensagem de conforto, equipes da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Semop) irão distribuir flores e cartões para os visitantes ao longo da manhã em todos os cemitérios municipais de Salvador.
“Neste dia tão especial, realizaremos uma ação de carinho e respeito. Vamos entregar flores e um cartão para as pessoas que vão visitar os entes queridos. Queremos prestar uma homenagem a todos aqueles que se foram, lembrando que suas memórias vivem em nossos corações. Vamos juntos fazer deste Dia de Finados um momento de reflexão, amor e solidariedade”, afirmou o titular da Semop, Alexandre Tinoco.
A cidade conta com dez cemitérios municipais, situados em Pirajá, Plataforma, Periperi, Paripe, Brotas, Itapuã e nas ilhas de Maré, Bom Jesus dos Passos e dos Frades (comunidades de Ponta de Nossa Senhora e Paramana). Tinoco reforça, ainda, que o órgão tem trabalhado muito para deixar tudo pronto nestes locais, garantindo um ambiente acolhedor e limpo para todos.
Intervenções – Em parceria com a Empresa de Limpeza Urbana de Salvador (Limpurb), a Semop está fazendo varrição, capinação e roçagem, pintura interna e externa e reparo na iluminação dos cemitérios. No Cemitério Municipal de Itapuã, além da limpeza e pintura, a igreja localizada no local está passando por reforma, com previsão de ficar pronta em 2024.
Também na última semana o Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) realizou ações preventivas, com inspeções zoossanitárias em todos os cemitérios de Salvador (públicos e particulares). A ação teve o objetivo de diminuir a infestação do Aedes Aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika, através da eliminação de possíveis focos, tratamento dos criadouros que não são passíveis de remoção e, quando necessário, a aplicação de inseticida para reduzir a população de mosquitos adultos.
Reportagem: Priscila Machado/Secom PMS